Potencialize o treino com elásticos

11/3/2014        

 
 
O exercício contrai toda a musculatura do corpo
 
Por exercer, praticamente, o mesmo papel que os halteres e caneleiras e ser muito prático, a utilização de elásticos durante os exercícios físicos está em alta nas academias. Segundo professores de educação física, a borracha do elástico cria resistência tanto na fase concêntrica (contração dos músculos) como na excêntrica (relaxamento da musculatura). 
 
Para realizar os movimentos, é necessário muita concentração e equilíbrio, para não deixar o corpo oscilar, tanto nos exercícios em pé ou deitado, o abdômen se exercita o tempo todo, o que favorece à eliminação do acúmulo de gordura na barriga e estimula também a perda de peso. 
 
A vantagem de realizar exercícios com os elásticos é que o atleta não precisa fazer atividade aeróbica, basta manter a velocidade nos movimentos e manter o ritmo constante, para aumentar a frequência cardíaca e detonar as calorias. O número de repetições, geralmente é alto, o que deixa o treino bem puxado. Portanto, para exercer esta técnica de exercícios com os elásticos, é fundamental que a pessoa já tenha o hábito de malhar. 
 
Praticar exercícios com o elástico além de movimentar toda a musculatura do corpo, auxilia a tonificar os músculos, melhora o condicionamento físico e eleva a força. Sem contar que, a contração do abdômen durante todo o treino, equivale a uma série de abdominais, bem caprichada.  
 
Para iniciantes, especialistas em condicionamento físico recomendam que se realize um circuito de movimentos sem intervalo entre os exercícios, com uma borracha de pouca resistência. Na medida em que for avançando, o ideal é realizar dois circuitos de movimentos alternados sem intervalos entre os exercícios. 
 
Para incrementar o treino aeróbico, preparamos algumas dicas para tonificar glúteos, coxas e bíceps, confira:
 
Para iniciar o treino, fique em pé em cima do elástico com as pernas um pouco afastadas, na largura dos quadris e segure as manoplas com as mãos, flexione os cotovelos e segure as manoplas na altura dos ombros. A partir deste momento, flexione os joelhos e desça o corpo, elevando os quadris para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira, depois volte sem mover os braços. Siga uma sequência de vinte repetições. 
 
Em seguida, sem pausar, segure as manoplas com os braços flexionados a noventa graus e puxe as manoplas, até a altura dos ombros. Siga uma sequencia com quinze repetições. 
 



comentários