Qual o significado do termo: Ser atleta?

1/4/2014        

Muitos atletas não são reconhecidos e nem por isso deixam de se dedicar ao esporte

Quando se fala em atletismo, a associação imediata que se faz é com algum grande nome do esporte nacional e internacional. Mas a palavra atleta ganhou um significado mais amplo ao longo do tempo, ganhou amplitude de sentido.
 
Atletas são aqueles que praticam alguma modalidade de esporte com frequência e se dedicam com maior parcela de tempo possível aos treinos e à prática de determinado esporte.
 
São pessoas que têm a vida regrada, têm estilo de vida saudável, são disciplinadas na prática de exercícios em prol de um foco que representa a própria e essencial paixão: o esporte.
 
Atletas além de se dedicarem aos treinos frequentes, se preocupam e cuidam da própria saúde. Realizam alimentação adequada, se exercitam frequentemente e da maneira correta, se preocupam com todos os detalhes à volta a fim de garantir uma vida mais saudável. Atletas são adversários de si mesmos, e sempre se cobram o melhor desempenho.
 
São pessoas que se orientam com pessoas especializadas, procuram ter constante acompanhamento médico, têm um relógio biológico que funciona assiduamente, lembrando sobre deveres e objetivos.
 
É comum que estas pessoas utilizem algum tipo de suplemento alimentar para melhores resultados nos treinos e que não se comprometam apenas consigo, mas com uma equipe ao redor. Atletas, independente da modalidade, de patrocínio, de reconhecimento ao esporte que pratica, estão acostumados inclusive e conviver com a dor. Sempre buscam ir mais além, sempre querem alcançar mais um pouco.
 
São pessoas que com ou sem torcida, podem ouvir a maior arquibancada gritar: Você consegue... dentro de si mesmas.
 
Superação é a palavra que define a paixão de um atleta pelo esporte, são pessoas capazes que enfrentar qualquer obstáculo com o intuito de dar o melhor de si mesmo. Não se importam com frio, calor, dificuldades de um modo geral, o maior exemplo de superação inclusive, está nos atletas que vencem até mesmo as deficiências físicas. Em 2012 o número de atletas paraolímpicos em Londres chegava a 182, bastante significativo.
 
Atletas representam uma parcela de pessoas no planeta que escolheram algo para viver e morrer, escolheram um esporte. Um jogador de futebol, basquete, tênis, vôlei, nadador... não importa, são atletas que se questionados dirão: é o melhor esporte. Enfrentam o frio, a dieta, as regras, os treinos, os “nãos” e não deixam de ser exercitar. Podem ter praticado desde cedo ou em algum momento da vida decidido: quero amar e me dedicar a este esporte.
 
Muitos desses profissionais não têm o devido reconhecimento, não conseguem patrocínio para competir no Brasil e no exterior e nem por isso deixam de se dedicar àquilo que mais amam. 
 
Atletas não param de lutar pelos objetivos delimitados com motivação. Seria uma vocação ou uma condição para ser feliz consigo mesmo?
 
 



comentários