Óleo de cártamo: Um poderoso aliado da saúde

22/3/2014        

 
Aprenda a preparar uma deliciosa receita de salmão com óleo de cártamo
 
O consumo de óleo de cártamo tem feito sucesso entre as pessoas que pretendem reduzir a circunferência abdominal, de forma saudável. Extraído da semente de cártamo, planta comum no hemisfério norte, é fonte de ômega-6 e ômega-9, nutrientes essenciais para prevenir doenças cardiovasculares, pois facilitam a produção de colesterol bom (HDL).
 
Estudos comprovam que o consumo regular de óleo de cártamo reduz cerca de, 45% de incidências cardíacas, por conter em sua composição, gorduras boas, conhecidas como monoinsaturadas.
 
O ácido linoleico, conhecido como ômega-6 é comprovado em diversas pesquisas, que promove a redução do colesterol total e diminui o colesterol ruim (LDL). É responsável por auxiliar no bom fluxo sanguíneo e diminuir o risco de doenças cardíacas.
 
Outra vantagem do óleo de cártamo é seu alto teor de vitamina E, antioxidante responsável por prevenir a formação de radicais livres, causadores do envelhecimento celular, aterosclerose e o aparecimento de alguns tumores cancerígenos.
 
Os efeitos benéficos não param por aí, segundo especialistas, o consumo de óleo de cártamo auxilia na redução de peso, no aumento do metabolismo, ganho de massa muscular e tratamento de diabetes, pois reduz os níveis de glicose no sangue.
 
O consumo de óleo de cártamo auxilia na redução da gordura corporal, porque age inibindo as enzimas lipogênicas, que são responsáveis pelo acúmulo de gordura e estimula a ação de enzimas lipolíticas, que atuam na queima de gordura.
 
O óleo  pode ser consumido com azeite em saladas, desde que seja em quantidades moderadas, como também em cápsulas, que facilitam a digestão. Especialistas recomendam que as cápsulas sejam ingeridas antes do almoço e jantar.
 
Contudo, o consumo de óleo de cártamo deve ser realizado por pessoas que já estão habituadas com a prática regular de exercícios físicos e segue uma dieta balanceada. Pessoas sedentárias que optarem pela ingestão, podem provocar o acúmulo de gordura e não aproveitar nenhum de seus efeitos benéficos. 
 
Confira deliciosa receita de salmão com óleo de cártamo!
 
 
 
 
  • 1/4 xícara(s) de quinoa
  • 1 xícara de água
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino branca a gosto
  • 1/2 colher (chá) de suco de limão
  • Pimenta dedo de moça picada a gosto
  • 1 colher de sopa de óleo de cártamo
  • 1 xícara de chá de manga em cubos pequenos
  • 1/4 xícara de chá de cebolinha verde picada
  • 200 gramas de salmão.
 
Modo de preparo:
 
Tempere o salmão utilizando suco de limão, pimenta do reino, sal, entre outros temperos. Misture todos esses ingredientes e coloque sobre o salmão. Em uma panela média, colocar a água, o sal e o a quinoa. Tampar e cozinhar por 25 minutos em fogo médio. Asse o salmão no forno em temperatura de 200°C por 25 minutos até dourar. Numa vasilha, coloque a quinoa, a pimenta dedo de moça picada, o óleo de cártamo. Misturar bem. Delicadamente acrescentar a manga, a cebolinha, o salmão (cuidado para não quebrar o salmão). 
 
Rendimento:
Esta receita rende uma porção. 
 



comentários