Conheça alguns problemas de saúde que podem estar relacionados com a má postura
Uma postura correta não é apenas sinônimo de elegância, mas também de saúde. Os ossos são responsáveis por conferir sustento ao corpo e aos órgãos, um esqueleto mal posicionado pode agredir a saúde do organismo.
O indivíduo que não cuida da postura, costuma apresentar os ombros curvados para a frente, apresentam leve cifose referente à corcunda, retroversão pélvica, problemas na coluna lombar, entre outros comprometimentos. Esteticamente a má postura pode ocasionar na flacidez abdominal, seios caídos e até mesmo pode propiciar o surgimento da indesejada gordura localizada.
Milhares de pessoas no mundo sofrem de problemas na coluna, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, esse número chega a aproximadamente 85%.
Uma postura adequada requer a manutenção de três curvaturas presentes na coluna: a coluna cervical, localizada na região do pescoço; a coluna dorsal, localizada no meio das costas e região torácica e coluna lombar, próxima ao quadril.
Os cuidados com a postura devem ser constantes, na infância é importante que os pais se preocupem com a postura dos filhos, ainda mais na fase escolar, em que costumam carregar frequentemente mochilas ou o peso do material escolar, a prática de atividades físicas na infância também é importante, bons hábitos devem ser cultivados desde muito cedo.
Estudos realizados nos últimos anos já constataram que muitos problemas de saúde estão relacionados à má postura, importantes órgãos como os pulmões, rins e estômago costumam ser os mais comprometidos. Se o pulmão estiver esmagado, a capacidade de armazenar ar puro diminui e a oxigenação das células fica comprometida, o sujeito respira mal, não consegue inflar os pulmões por completo.
Para que trabalhem de maneira adequada, os órgãos necessitam de espaço e é o esqueleto que confere sustento para que os órgãos se encontrem perfeitamente dispostos no corpo, trabalhando como devem, pelo menos era assim que deveria ser.
Quando alguém respira mal por uma postura incorreta que comprime os pulmões, tem a circulação sanguínea comprometida, já que não há oxigênio na quantidade ideal para transportar nutrientes para todas as células do corpo, o que pode enfraquecer o sistema imunológico do indivíduo. O risco do desenvolvimento de doenças pulmonares é maior à medida que a respiração fica comprometida pela má postura que afeta o espaço dos pulmões.
Uma postura incorreta prejudica a digestão, um estômago prensado não tem o espaço necessário para que os ácidos responsáveis pela digestão circulem, o que pode fazer com que estes mesmos ácidos agridam o próprio estômago, que pode ocasionar o surgimento de úlceras.
Aqueles que têm as costas curvadas estão mais propensos a desenvolver problemas como cálculos renais, isso por que os rins comprimidos passam a ter seu funcionamento comprometido.
Hoje existem diversas formas de tratamento a fim de reeducar a postura e agregar em qualidade de vida ao paciente. Há a Osteopatia, RPG, Ginástica Holística; Eutonia, entre outros.
O fundamental é se preocupar com a própria postura e melhorá-la, os resultados certamente refletirão sobre a saúde.