Pesquisas apontam que a insônia pode gerar obesidade

27/3/2014        

 

Pessoas que não dormiram adequadamente comeram alimentos mais calóricos
 
Diversos estudos e pesquisas já haviam comprovado que dormir mal estimula nosso organismo a sentir mais fome e ainda desacelera o metabolismo. Agora, a nova pesquisa realizada na Suécia, comprovou que dormir mal aumenta o consumo de alimentos calóricos. 
 
Os efeitos da insônia interferem muito nos hábitos alimentares. De acordo com a equipe de pesquisadores, a falta de sono é capaz de impulsionar o indivíduo a comprar mais alimentos na hora de ir ao supermercado, levando aqueles que dormem mal a consumirem alimentos mais calóricos. 
 
O principal fator de risco observado pelos pesquisadores foi que a falta de sono afeta a capacidade de raciocínio dos indivíduos, de modo que esse problema também interfere na hora da compra dos alimentos. Colin Chapman, um dos autores do estudo afirma: “Nós trabalhamos com a hipótese de que o impacto da privação de sono sobre a fome e a tomada de decisão criaria uma ‘tempestade perfeita’ no cérebro, deixando-o incapaz de evitar compras calóricas impulsivas". 
 
A equipe analisou 14 voluntários em duas situações: em uma delas, os homens foram privados de dormir a noite, enquanto na outra, os outros voluntários dormiram a noite inteira. Na manhã seguinte, eles receberam um café da manhã, para reduzir os efeitos da fome imediata sobre as suas ações e depois, eles foram submetidos a escolher quarenta produtos, sendo vinte de alto valor calórico e vinte de baixa caloria, com 50 dólares, num mercado fictício, criado pela equipe.
 
Após as análises, os pesquisadores descobriram que os voluntários que foram privados do sono, compraram uma quantidade maior do que os que haviam descansado pela noite. Sem contar que a compra dos voluntários privados do sono, pesou cerca de 18% a mais do que dos outros. E a preferência por alimentos mais calóricos, foi de 9% a mais.
 
Esses resultados levaram a conclusão de que não dormir bem à noite, interfere na capacidade de tomar decisões e impulsiona a compra de alimentos mais calóricos, levando assim à obesidade, responsável pelo risco de diversas outras doenças cardíacas como hipertensão arterial, colesterol alto, arteriosclerose, entre outras.
 
 
Portanto, se você pretende emagrecer e conquistar uma vida saudável procure manter uma rotina regular de sono e opte sempre pelos alimentos menos calóricos. 
 
Sintomas da insônia:
 
  • Dificuldades em dormir no período da noite
  • Cansaço intenso durante o dia e dificuldades ao realizar as tarefas
  • Permanência do cansaço após acordar
  • Acordar diversas vezes enquanto dorme
 
Especialistas explicam que pessoas que sofrem de insônia tendem a pensar o tempo todo em dormir. Sentimentos como angústia e frustração são comuns ao tentarem dormir na ausência de sono.
 
Quem sofre de insônia precisa evitar o consumo de determinados alimentos ou hábitos. Saiba algumas dicas:
 
  • Cafeína, álcool, nicotina
  • É aconselhável manter um horário estipulado para as refeições e evitar comer muito tarde
  • A prática de exercícios, duas horas antes de se deitar pode contribuir.



comentários