Algumas vitaminas são importantes para o tratamento da doença
Uma alimentação equilibrada e saudável, não só contribui com a perda de peso, como também previne diversas doenças e ainda levanta a autoestima das pessoas. Um estudo realizado na Finlândia revelou que a alimentação influencia diretamente nos sintomas de depressão, em indivíduos que sofrem com a doença.
A equipe de pesquisadores observou a dieta alimentar de 2.000 mil homens, ao longo de 13 anos. Com base em questionários de frequência alimentar, eles descobriram que a perda de peso, estava associada à redução de sintomas da depressão.
"O estudo reforça a hipótese de que uma dieta saudável tem potencial não só no afastar a depressão, mas também de contribuir com a prevenção", afirmou Anu Ruusunen, uma das responsáveis pelo estudo.
Segundo dados da pesquisa, pacientes que sofrem com depressão tendem a sofrer de ansiedade e por conta disso, consomem poucos nutrientes e optam mais por alimentos calóricos. O que favorece também, a obesidade que pode agravar diversos problemas de risco, principalmente doenças cardíacas, como hipertensão arterial,colesterol alto, arteriosclerose, entre outras.
Uma dieta saudável consiste na associação de alimentos como vegetais, legumes, frutas, peixes, grãos integrais e queijos com baixo teor de gordura. De acordo com os pesquisadores, a alimentação equilibrada com essas fontes, foi associada a uma significativa redução de sintomas depressivos.
O fator que ressalta a importância da alimentação pôde ser observado na alimentação pouco saudável, caracterizada por alimentos industrializados, bebidas açucaradas, doces e guloseimas, carnes processadas e salsichas, que elevaram os sintomas depressivos, dos pacientes estudados.
Portanto, se você apresenta algum tipo de sintoma depressivo, procure mudar a alimentação. Consulte um médico e siga uma dieta saudável e equilibrada. Dessa forma, você afasta os riscos de sofrer problemas graves, como aumentar o risco de outras doenças cardiovasculares e ainda conquista a boa forma, perdendo peso.
Existem algumas vitaminas e sais minerais de extrema importância ao combate a depressão, como vitaminas do complexo, cálcio e aminoácidos. Entretanto vale ressaltar que não substituem o tratamento convencional, mas pode contribuir.
Alimentos essenciais para o tratamento da depressão:
Castanha-do-pará e amêndoas e noz: Estes alimentos são ricos em uma substância chamada selênio, considerado um potente antioxidante. De acordo com nutricionistas e médicos especializados em alimentação funcional, estes alimentos reduzem sintomas de ansiedade e estresse. A quantidade recomendada é de 5 unidades de nozes, ou 10 unidades de amêndoas.
Melância, abacate, mamão, limão e tangerina são fontes de essenciais do bom humor. Estas frutas possuem alto teor de uma substância chamada triptofano, aminoácido responsável por contribuir na produção de serotonina. Especialistas recomendam o consumo de três a cinco porções diárias.
A maçã e a laranja são frutas que entram em destaque quando a questão for bem-estar, ambas são ricas em ácido fólico, responsável por atenuar sintomas de depressão. Também são ricas em vitamina C, substância que age diretamente nas funções do sistema nervoso.