É possível se livrar da caspa?

24/5/2016     Vanessa Ferreira    

 
 

Especialista explica como controlar o problema

 

Coceira, descamação do couro cabeludo, fios com aspecto sujo e nada de roupa preta.. Quem já sofreu com caspa sabe o quanto ela incomoda e causa constrangimento.

Antes de saber como se livrar dos temidos pontinhos brancos na roupa, precisamos entender o que é a caspa e os motivos de seu surgimento. Na verdade, caspa é o nome popular que se dá à Dermatite Seborreica, uma doença que se caracteriza por lesões avermelhadas com descamação e coceira, que atinge principalmente o couro cabeludo, podendo ocorrer também nas sobrancelhas, face e outras regiões em que há maior produção de oleosidade.

A caspa também pode ocorrer devido a um fungo chamado Malassezia, que fica no couro cabeludo e se alimenta de sua oleosidade natural. Esse fungo produz ácidos que provocam irritação e, consequente descamação no couro cabeludo.

Ao contrário do que muitos pensam, a falta de higiene não é necessariamente um causador da caspa. No entanto, fatores emocionais e algumas práticas diárias podem influenciar na permanência do distúrbio, que não é contagioso.

“Fatores como clima seco e frio, com baixa umidade do ar podem desencadear o quadro. Certas doenças e alguns medicamentos também podem desencadear ou piorar um quadro já existente. Mas, o mais importante é a constituição da pessoa, por isso costumamos dizer que um indivíduo não tem uma dermatite seborreica mas sim ele tem um "estado" seborreico”, explica o Prof. Dr. Valcinir Bedin, tricologista e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).

O especialista ainda explica que fatores tais como estresse, alterações hormonais e má alimentação também podem contribuir para o surgimento da caspa.

Os Xampus anticaspa funcionam mesmo?

Atualmente, existem uma infinidade de produtos cosméticos que prometem eliminar a caspa. Contudo, o médico explica que não há cura definitiva para o problema. Os xampus são capazes de controlar os sintomas das caspas permanentemente, mas é importante descobrir a sua origem para o tratamento efetivo.

O especialista explica que as principais substancias disponíveis nos xampus anticaspa são sulfeto de selênio, piritionato de zinco, cetoconazol, entre outras, sendo administradas tanto em forma de xampu como de loções, condicionadores e tônicos. Devido a grande quantidade de produtos disponíveis, é importante consultar um dermatologista que irá indicar o produto ideal para cada caso específico, dependendo da intensidade do quadro.

“Não é possível prevenir a caspa. O que se pode fazer é controla-la,   usando produtos específicos para isso, como xampus ou loções feitos exatamente para manter o couro cabeludo estável, sem descamação. Mas o seu uso deve ser constante”.

O especialista lista algumas medidas quem devem ser tomadas diariamente para amenizar os sintomas da caspa:

- Usar xampus e loções adequadas ao tratamento da caspa pelo menos uma vez por semana ou de acordo com a recomendação do dermatologista;

- Evitar dormir com os cabelos molhados;

- Evitar banhos quentes e demorados;

- Evitar alimentos ricos em gorduras e carboidratos. Abuse de frutas, verduras e proteínas;

- Evite o uso de bonés, chapeús ou toucas, que retêm o calor no couro cabeludo;

- Evitar situações de estresse.

 

Prof. Dr. Valcinir Bedin, médico formado pela USP, professor de dermatologia, mestre e doutor em medicina pela UNICAMP, tricologista, nutrólogo e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC)

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sociedade Brasileira do Cabelo <http://www.sociedadedocabelo.com.br> 



comentários