Hipotireoidismo e Hipoglicemia podem apresentar, entre outros sintomas, a depressão

8/8/2016        

 

POR QUE É TÃO IMPORTANTE UM DIAGNÓSTICO MINUCIOSO EM CASO DE QUAISQUER SINTOMAS RELACIONADOS À DEPRESSÃO?

 
 
Se você tem se sentido triste sem motivo aparente, sensação de cansaço incontrolável, desejo exagerado pelo consumo de doces... Pode ser Hipoglicemia ou o conhecido fenômeno Sugar Blues.
 
A psicoterapeuta e autora no blog Artigos de Psicologia, Marilena Henriques Teixeira Netto, descobriu o problema Sugar Blues, por meio da própria vivência:

“Nos últimos 30 anos recebi inúmeros pacientes com sintomas semelhantes, que buscavam terapia imaginando que a origem de tudo fosse emocional, mas rastreando o lado orgânico, que deve ser feito primeiramente, pode-se chegar a um diagnóstico totalmente diferente. Essa vivência, foi de grande ajuda e continua sendo até hoje no meu trabalho clínico.”

O termo Sugar Blues é proveniente do título do livro escrito pelo pesquisador americano, William Dufty. No livro, o autor explica que num organismo que apresenta funcionamento alterado, as variações no nível de glicemia no sangue são maiores. Se o pâncreas produzir excesso de insulina, grandes quantidades de glicose serão convertidas em glicogênio, o que fará com que as taxas de glicose no sangue diminuam e permaneçam baixas. 
 
No livro, o autor destaca que o sugar é o açúcar propriamente dito, trata-se da sacarose refinada, resultado de processo químico; o blues é o estado de depressão ou melancolia que se reveste de medo, ansiedade. Já o sugar blues é resultado das inúmeras alterações mentais e físicas, decorrente do consumo de açúcar refinado.
 
“É importante lembrar que o paciente, muitas vezes, imagina que padece de transtornos puramente emocionais, o que o leva a buscar uma psicoterapia. O profissional deve estar alerta quanto a isso, para não ser confundido e cair nessa armadilha”, alerta a especialista.
 
Em artigo escrito pela especialista em seu blog, ela explica que em 20 anos de experiência, se deparou com  pacientes que eram até mesmo indicados por psiquiatras e que já estavam sendo medicados com antidepressivos, mas que na verdade, sofriam de outro problema: “Ao longo desses anos, infelizmente, vi pessoas que começaram uma diabetes e foram tratadas no início com antidepressivos, ansiolíticos etc., sem que conseguissem ser tratadas adequadamente, prevenindo assim essa doença".

Em artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, são listados os sintomas que devem ser observados, dentre eles, estão: nervosismo e ansiedade, dor de cabeça, visão embaçada, irritabilidade e impaciência, tristeza, fraqueza e fadiga, sonolência, fome e náusea, pesadelos, falta de coordenação motora, entre outros sintomas.
 
“É importante lembrar que sintomas como: desânimo e cansaço, que podem ser facilmente confundidos com depressão, poderão ser sintomas, também, de um caso de hipotireodismo. Transtornos de um mau funcionamento da tireoide devem ser também diagnosticados por um endocrinologista. Nem tudo é, puramente, de origem emocional”, alerta a psicoterapeuta.

Em matéria publicada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, é esclarecido sobre alguns dos sintomas do hipotireoidismo que são: cansaço excessivo, sonolência, depressão, dores musculares e articulares, entre outros.

“Todo sintoma precisa ser observado cuidadosamente. Não há separação entre mente e corpo e é preciso "rastrear" o lado orgânico para depois pensarmos no lado emocional do indivíduo”, alerta a psicoterapeuta.

Em caso de quaisquer sintomas que pareçam ser depressão, é fundamental que ocorra minuciosa investigação, para o tratamento correto. 

Talvez a complexidade da depressão esteja até mesmo nas muitas facetas que pode apresentar, sendo em muitos casos, sinal de problema orgânico e não puramente emocional.
 


Marilena Henriques Teixeira Netto – Psicoterapeuta há mais de 30 anos, possui especialização em Psicoterapia Breve, linha Psicanalítica. A especialista formou-se e reside no Rio de Janeiro.
Site: artigosdepsicologia.wordpress.com


Fontes
 
DUFTY, William. Sugar Blues. Tradução Ricardo Tadeu dos Santos. 6 ed. São Paulo: Ground, 1996.
 
Depressão Mascarada (Hipoglicemia). Artigos de Psicologia: artigosdepsicologia.wordpress.com/2007/09/16/depressao-mascarada
 
Hipoglicemia. Sociedade Brasileira de Diabetes: www.diabetes.org.br/para-o-publico/hipoglicemia
 
10 coisas que você precisa saber sobre Tireoide. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia: www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-tireoide



comentários