Radiologia: recurso importante para saúde pública

21/3/2016        

 
 

O avanço da técnica contribui para detecção de doenças e visa diminuir cada vez mais as doses de radiação

 

O raio-x é considerado pelo Museu de Ciências de Londres uma das mais grandiosas invenções de todos os tempos. Através da máquina é possível visualizar internamente o corpo humano, detectar implicações e por meio do diagnóstico iniciar diversos tipos de tratamento. O primeiro aparelho foi criado em 1897 e até hoje é uma das principais ferramentas da área médica. O técnico em radiologia Lucivaldo Santos é também especialista em diagnóstico por imagens. Atualmente realizou mais de 250 palestras no Brasil sobre a importância da evolução dos equipamentos de radiologia e da capacitação dos profissionais do setor.

A tomografia computadorizada está entre os recursos mais eficientes. O técnico em radiologia comenta sobre os benefícios: “As vantagens da utilização da tomografia computadorizada é a precisão desse método, pois as imagens adquiridas são fatias da região que está sendo checada, e isso possibilita uma melhor análise pela equipe médica”, recomenda.

O recurso oferece maior conforto ao paciente, diz o especialista: “Outro beneficio é a possibilidade de fechar os diagnósticos sem submeter o indivíduo aos procedimentos invasivos”, argumenta.

Para trazer precisão para a técnica computadorizada atualmente aplica-se o recurso chamado uso de meio de contrastes. “São substâncias administradas nos pacientes para que o médico consiga visualizar melhor tanto as estruturas quanto as possíveis patologias”, explica. O técnico alerta que para aplicar esse recurso o paciente precisa estar em jejum e não ser alérgico as substâncias em que o iodo é presente.

O especialista em radiologia comenta que a tomografia computadorizada permitiu diagnósticos mais precisos ao se tratar de diversas doenças, como patologias pulmonares, sinusites e doenças cardiovasculares. Ao se tratar da radiação transmitida explica que em relação ao profissional responsável pela operação do equipamento a chance de receber qualquer tipo de dose é muito baixa.

Vivemos a todo tempo expostos aos efeitos radioativos. Existem espécies de radiações diferenciadas, como a radiação ionizante e natural que é transmitida por raios cósmicos e de origem da crosta terrestre e a radiação ionizante artificial, utilizada em exames de raio X , como tomografias, radioterapia, mamografia, entre outros. A radiação é responsável por danificar o DNA das células e pode acometer o câncer. Todavia, em pequena quantidade ajuda na detecção de doenças, mas em altas doses apresenta riscos graves para a saúde. “O foco principal das pesquisas está diretamente relacionado com a preocupação da redução da dose”, conclui o técnico.

 

Referências:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/prevencao-fatores-de-risco/radiacoes

http://www.tecnologiaradiologica.com/materia_eleicaoraiosx.htm

 

 

Lucivaldo Santos da Silva, Técnico e tecnólogo em Radiologia

Especialista em diagnóstico por imagens e atualmente palestrando sobre o tema em mais de 9 países. No Brasil já foram apresentadas mais de 250 palestras. 



comentários