Desejos de grávida: Entenda o que são essas vontades

23/9/2014        

E o que fazer com o desejo por materiais estranhos como tijolo e barro?

 
Milhares de mulheres no período da gravidez compartilham de uma mesma situação: desejos por alimentos. E esses desejos podem ser os mais estranhos possíveis, desde morango com mostarda até sorvete de milho com catchup (risos). Mas realmente sentir esses desejos estranhos no período da gestação é normal?
 
Sim, é absolutamente normal e há explicações científicas para esses desejos súbitos e na maior parte dos casos, estranhos.  Geralmente quando a mulher completa doze semanas de gestação, o controle hormonal que antes era realizado pelos ovários, passa para a placenta, as características do estrogênio se alteram e em consequência a mulher começa a sofrer alterações no humor, paladar e cheiro, e desta forma, as preferências alimentares também mudam. É comum em muitos casos que a mulher passe a gostar de alimentos que antes não gostava.
 
A fragilidade emocional decorrente dessa avalanche de alterações hormonais faz com que a mulher queira mais atenção, quando surge um desejo estranho que lhe é satisfeito, a sensação para a gestante é de conforto e segurança.
 
A maioria das mulheres sente enjoos constantes também decorrentes das alterações hormonais, é comum que afirmem que durante a gravidez estão ingerindo mais frutas ácidas, sorvetes e bebidas geladas porque têm a sensação de o mal-estar é aliviado.
 
Obviamente que esses desejos e alterações variam de mulher para mulher, em muitos casos esses desejos súbitos estão relacionados com insegurança emocional.
 
Você provavelmente já deve ter ouvido mulheres que sentiram desejos por barro ou tijolo, mas esses casos se enquadram na síndrome picamalácia que leva ao desejo por ingerir materiais estranhos, embora haja algumas teorias em torno desse assunto, nada foi definitivamente comprovado, há aqueles que afirmam que esse desejo repentino pode estar relacionado à alguma deficiência de ferro no organismo da gestante que a leva instintivamente a desejar substâncias estranhas. Se isso ocorre é importante informar o obstetra, talvez seja necessário rever as vitaminas e suplementos tomados durante a gravidez.
 
Muitos acreditam que se a vontade da mãe não for suprida poderá ocorrer algum problema com a criança, mas isso nada mais é do que mito, nada acontecerá nem à mãe e nem ao bebê, nem mesmo problemas na pele na criança como manchas que se assemelham ao desejo não realizado da mãe (risos).
 
Realizar esses desejos que em sua maioria parecem malucos é importante, principalmente para que a mulher nessa fase tão especial se sinta segura e amparada. 
 
Se a vontade por batata-frita e sorvete bater, não resista, são desejos comuns para uma fase marcada por inúmeras alterações hormonais. É comum que haja algumas alterações na alimentação durante a gestação, que alguns alimentos que antes era perfeitamente toleráveis se tornem insuportáveis, o campeão costuma ser o feijão.
 
O mais importante é viver essa fase tão maravilhosa da maneira mais intensa possível. Curta sua gestação e deseje!
 



comentários