Ingerir grande quantidade de gorduras durante a gestação interfere na formação cerebral do bebê

12/3/2014        

 
Cientistas americanos pesquisam a principal causa da obesidade na fase adulta
 
O estudo feito na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, foi feito através de ratos e apresenta que mães que tiveram uma dieta rica em gorduras durante a gravidez tiveram filhotes com alteração no hipotálamo, parte do cérebro responsável por funções do metabolismo.
 
A pesquisa também revela que os mesmos filhotes possuem tendência a desenvolverem doenças como, obesidade e diabetes ao serem comparados aos outros em que as mães receberam uma alimentação balanceada.  
 
De acordo com os cientistas americanos o estudo foi elaborado principalmente para compreender o que acontece com o corpo do ser humano em relação ao desenvolvimento da obesidade e por qual motivo cresce a cada dia o número de crianças afetadas pela doença. 
 
Os pesquisadores revelam que sem dúvida uma alimentação saudável acarreta numa qualidade de vida melhor para os filhos e alertam aos riscos de consequentemente pais obesos terem filhos obesos.
 
Especialistas salientam que apesar das comprobações obtidas, as mesmas mudanças no cérebro humano ainda não foram cientificamente comprovadas.  Entretanto, existem estimativas de que a alimentação familiar rica em gorduras durante a gravidez pode sim ser responsável pela estrutura física do bebê e acarretar em obesidade na fase adulta.
 
Responsabilidades neurológicas
 
Pesquisas realizadas há 20 anos comprovam que alimentação nos primeiros ciclos da vida é responsável também por possíveis doenças cardiovasculares, osteoporose a até alguns tipos de câncer. 
 
Os cientistas ressalvam que há diferenças entre a maneira entre ratos e humanos processarem a gordura no organismo. Entretanto a descoberta é válida, pois ainda não existiam comprovações da ação de circuitos neurológicos.
 
Alimentação saudável
 
No período da gestação é necessário o consumo de determinados alimentos ricos em vitaminas essenciais para o organismo da mulher e do bebê:
 
Ovos: Possui pouca caloria e rico em colina, nutriente responsável pelo crescimento do bebê e saúde cerebral.
 
Sardinhas: Alimento rico em diversas vitaminas como; ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D e K. 
 



comentários