Nem sempre é sinônimo de gravidez, aprenda a identificar o atraso no ciclo menstrual
Para muitas mulheres quando a menstruação atrasa é motivo de nervosismo e ansiedade, mas antes de começar a se desesperar reflita sobre as práticas sexuais dos últimos dias. Se houve sexo sem camisinha, sim, há risco de consequência desse deslize, mas repense se a relação sexual sem camisinha ocorreu 14 dias antes da sua menstruação, que é o período de ovulação. Se sim, compre um teste de gravidez o quanto antes e realize de maneira correta, o ideal é fazer o teste de manhã com a primeira urina, que concentra mais hormônios, assim, a chance de exatidão do teste de gravidez é maior.
Mulheres que têm um ciclo menstrual disciplinado geralmente ficam mais preocupadas que o habitual, mas se as relações sexuais foram feitas com os devidos cuidados, há outros fatores que podem ter ligação com esse atraso como: baixa imunidade, preocupações e estresse em acesso, alimentação desequilibrada, entre outros.
Vale lembrar que quanto maior a ansiedade e nervosismo, o atraso costuma se prolongar, sim, se acalmar em uma situação dessas é difícil, mas se esforce.
Quando se inicia um método contraceptivo seja ele qual for, ou quando se interrompe, os hormônios sofrem alterações até que se estabilizem e assim pode haver atraso no ciclo menstrual.
Algum medicamento administrado próximo ao período menstrual pode influenciar e alterar o ciclo menstrual, vale lembrar que alguns medicamentos “cortam” consideravelmente o efeito dos anticoncepcionais de uso oral.
Emagrecer ou engordar repentinamente também coloca em risco o ciclo menstrual, o corpo sofre transformações e assim, pode até mesmo ocorrer atrasos, em casos de emagrecimento, pode haver até mesmo ausência de menstruação, é importante repensar a dieta e consultar um nutricionista nesses casos.
Depois que o estresse fica mais controlado, principalmente depois que o teste de farmácia apresenta resultado negativo, alguns dias depois a menstruação desce, mas é fundamental prestar atenção à cor do sangue.
Quando o vermelho é intenso, é sinal de que o sangue foi recém- derramado do útero, é a característica de fluxo normal.
Quando o aspecto do sangue é de vermelho-ferrugem, é sinal de que o sangue foi derramado há algum tempo e por isso apresenta essa coloração.
Quando a cor é marrom, é sinal de que o sangue foi derramado há tempos e não foi expelido pelo corpo, está sendo liberado paulatinamente.
Observe o fluxo, se o sangue se apresentar vermelho-ferrugem ou marrom e não se normalizar para o vermelho intenso procure se consultar com um ginecologista para verificar o problema.
Se a menstruação está atrasada, tente se acalmar, tudo dará certo.