O mioma pode interferir no processo de gravidez?

15/7/2015        

 

Saiba mais sobre este nódulo que atinge metade das mulheres em todo o mundo e como combatê-lo através da alimentação

 

O mioma é um nódulo considerado benigno e acomete mulheres na idade entre os 30 e 50 anos.  Especialistas apontam a presença do nódulo principalmente entre mulheres que já sofreram de abortos ou tem implicações com a fertilidade.  Estudos comprovam que mais da metade das mulheres no mundo possuem o mioma, nem sempre considerado responsável pela infertilidade. 
 
O mioma apresenta sintomas como o aumento do fluxo menstrual a partir de sangramentos intensos que perduram por diversos dias. O mioma é responsável somente por 3% dos casos de infertilidade e mesmo com a presença do nódulo as mulheres podem engravidar normalmente. Vamos explicar como é a estádia do mioma no corpo feminino e de que forma interfere na gravidez.  

Miomas prejudiciais para gravidez
 
Os submucosos, por exemplo, ficam localizados na cavidade interna do útero. Os nódulos posicionados na parede uterina são os mais volumosos, podendo prejudicar a formação e crescimento do feto. Já os miomas que crescem do lado externo do útero, chamados de suberosos, não implicam na gestação. 
 
A cirurgia é obrigatória?
 
Os médicos apenas aconselham a cirurgia quando há riscos de infertilidade, como na presença de nódulos volumosos ou localizados na parede uterina. Em casos do crescimento da barriga ou em abortos repetidos também é indicado a retirada do nódulo. 
 
A cirurgia para retirada do mioma pode ser aplicada de diversas formas, mas não em todos os casos, pois muitos nódulos são considerados assintomáticos e não prejudicam a saúde da mulher. Em casos de dificuldade para engravidar, nem sempre a presença do mioma é o fator implicante. É recomendada a realização exames clínicos minuciosos. 
 
Dicas para saúde da mulher e no combate a formação dos miomas
 
Cuide do corpo e mantenha o peso saudável. Aumentos ou perdas excessivas de peso podem acometer a saúde hormonal e  crescimento do mioma;
Mantenha a saúde do fígado em ordem, pois é responsável por transportar o estrogênio ao organismo. Evite a ingestão de gorduras, café e álcool. 
Invista no consumo de alimentos desintoxicantes para a limpeza do fígado, como: própolis, abacaxi, maça, gengibre, rabanete e frutas vermelhas;
Beba no mínimo dois litros de água ao dia;
Adote o consumo de melão com frequência, fruta benéfica para saúde hormonal da mulher;
Folhas verde-escuras, frutas e alimentos integrais possuem fibras valiosas para saúde
 
  



comentários