Mulheres que sofrem de endometriose

4/6/2014        

O que fazer? Como tratar?

Muitas mulheres sofrem de endometriose e um dos maiores problemas que enfrentam é em relação às dificuldades para engravidar.
 
Afinal, o que é endometriose?
 
O endométrio é o revestimento da parede interna do útero, durante o ciclo menstrual sofre algumas alterações, é também o local onde o óvulo após ser fecundado se implanta.
 
Já a endometriose é uma afecção resultado de um processo inflamatório, quando a menstruação ocorre, parte do endométrio deve ser eliminada, o que resta dessa mucosa consequentemente volta a crescer, mas quando há um quadro de endometriose, o que deveria ser eliminado volta para a região dos ovários ou da cavidade abdominal e lá começam a se multiplicar e sangrar.
 
A mulher passa a ser acometida por cólicas intensas e frequentes no período que antecede e durante a menstruação; pode haver dor durante as relações sexuais conhecida como dispareunia; dor e sangramento intestinal e urinário durante a menstruação e o que mais costuma assombrar as mulheres: pode causar infertilidade.
 
Quando a mulher passa a ser acometida por alguns destes sintomas, é primordial que procure imediatamente tratamento ginecológico, alguns exames como laparoscopia, ultrassom endovaginal, ressonância magnética, entre outros, costumam ser recomendáveis para diagnosticar o problema.
 
Quando a endometriose acomete as mulheres mais jovens, o uso de anticoncepcionais costuma ser indicado para suspender a menstruação, se o caso for mais grave e a mulher já tiver tido filhos, a retirada dos ovários e do útero pode ser recomendável.
 
As mulheres devem se atentar quanto à saúde, sentir cólica não é um processo “normal” como se pensa, casos frequentes e agudos precisam ser informados ao médico, para que tratamentos adequados possam ser orientados. 
 
A endometriose é uma doença crônica que merece a atenção, principalmente por acometer as mulheres na fase reprodutiva.
 
Com certeza o maior temor que muitas mulheres que sofrem deste mal têm é da possibilidade de não ter filhos, mas é fundamental que saibam que tratamentos podem ser realizados para o reestabelecimento da fertilidade. 
 
A prevenção ainda é a melhor maneira de preservar a saúde, o quanto antes diagnosticado o problema, maiores as possibilidade de manter a afecção sob controle. 
 
Na maioria dos casos, aspectos psicológicos da mulher podem ser afetados, por isso, tratamentos para essa área são bem-vindos. Cuidar da saúde da mente é importante, pois aquilo que se encara com positividade tem muito mais chances de ser revertido e controlado.
 
Se você tem endometriose e já realiza tratamento, continue, e se está na luta para engravidar, não perca a esperança. Sua mente tem poder inclusive para vencer quaisquer obstáculos físicos, pensar com positividade irá lhe ajudar a vencer qualquer dificuldade.
 
Se você tem frequentes e intensas cólicas, procure realizar exames detalhados, talvez você tenha endometriose e não saiba.  Cuide da saúde, é o bem mais importante que você possui.
 



comentários