Câncer de Próstata: a luta continua

20/3/2014        

Preconceito ainda é a maior barreira para a prevenção

 
No Brasil, o câncer de próstata segundo dados do Ministério da Saúde é a causa mais recorrente em homens e só perde para o câncer de pele. Representa o sexto tipo de câncer mais comum em todo o mundo.
 
O câncer de próstata costuma acometer homens principalmente a partir dos 65 anos de idade, desta forma, é conhecido como câncer da terceira idade, a melhor maneira de prevenir este mal é por meio de exames. 
 
A próstata é uma pequena glândula responsável por produzir esperma, fica próxima à bexiga e uretra, quando há algum problema na próstata, consequentemente há repercussão sobre ambos.
 
Há outro problema que costuma acometer o homem na idade adulta, a hiperplasia, que ocorre quando há a multiplicação benigna das células da próstata. O problema pode ocasionar em alguns sintomas desconfortáveis como: dificuldades para urinar; diminuição da capacidade da bexiga para reter a urina que pode ocasionar em vontade de urinar com mais frequência e o sono também é comprometido, já que os sintomas costumam se acentuar mais à noite.
 
Os homens a partir dos 40 anos de idade sofrem alterações no corpo devido ao crescimento benigno da próstata, a preocupação em torno da saúde masculina se deve ao fato de que aproximadamente um terço dos tumores que surgem em homens é originado nesta glândula.
 
Ainda há diversas barreiras que precisam ser vencidas em relação à prevenção dos problemas de próstata, muitos homens têm preconceito em relação ao exame de toque (toque retal) seja por questões culturais ou até mesmo por medo de sentirem dor, mas o exame é importante para a prevenção ou diagnóstico do problema e reduz em aproximadamente 35% dos casos o desenvolvimento do câncer ou surgimento deste.
 
Outro mito que alguns homens têm em relação aos problemas de próstata é que podem causar impotência sexual, mas não é verdade, a próstata não possui nenhuma ligação com a função sexual, e sim, reprodutora, o homem que possui problemas na próstata pode ter a capacidade para gerar filhos comprometida.
 
Embora o preconceito em relação ao exame de toque persista, é menor do que há alguns anos atrás, muitos não se tratam por descuido ou por não perceberem nenhum tipo de alteração ou sintoma, o câncer de próstata quando descoberto a tempo é um dos tipos de câncer com maiores chances de cura nos homens. 
 
Outro exame que costuma ser realizado em conjunto com o exame de toque é o PSA (a partir de uma proteína conhecida como Antígeno Prostático Específico) realizado por meio de exame de sangue.
 
Se houver casos de problemas de próstata na família, o homem pode realizar o exame a partir dos 40 anos de idade, mas se não houver antecedentes, o exame pode ser realizado a partir dos 45 anos.
 
A prevenção ainda é a melhor maneira de lutar contra este mal e é importante que o preconceito do exame de toque seja tão vencido quanto à doença. 
 



comentários