A saúde do sexo masculino é mais vulnerável devido aos hábitos do dia a dia
De acordo com pesquisas, os homens são mais estressados e se alimentam piores do que as mulheres. O estudo divulgado no jornal Harvard Men’s Health Watch analisou o comportamento dos homens e os hábitos durante o dia a dia.
Uma dos costumes que prejudica a saúde dos homens está associado ao estresse, fumo e ingestão de bebidas alcoólicas em uma quantidade bem maior do que as mulheres. Dificilmente, homens comparecem ao médico para exames de checagem. Apenas freqüentam algum tipo de consulta diante de uma situação grave ou doença arriscada. Isso tudo decorre de diversos fatores e também tabus antigos ainda vividos por boa parte do sexo masculino.
É um engano pensar que apenas as mulheres devido a TPM, sofrem de estresse, fadiga e hostilidade. Os homens apesar de controlarem melhor as emoções, também sofrem por pressões geradas no trabalho e na rotina diária. Especialistas ressaltam a importância de manter a calma durante as tarefas que devem ser realizadas diariamente, pois o alto nível de estresse pode acarretar em infarto do miocárdio.
A pesquisa revela que uma jornada de trabalho superior a 10 horas diárias, aumenta o risco em 60% para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Outro hábito prejudicial é a preocupação com as tarefas que impedem as pessoas de dormirem adequadamente para o descanso e revitalização do corpo. Os homens, assim como as mulheres, também sofrem de alterações hormonais quando alcançam uma determinada idade. A andropausa não é tão fácil de identificar, pois não existem sinais nítidos como a menstruação, por este motivo muitos homens desconhece os sintomas e a existência desta mudança hormonal.
Alguns sintomas decorrentes podem ser exemplificados, como a perda do apetite sexual, menor resistência para as atividades físicas, necessidade de urinar com maior frequência, ganho de peso e queda de cabelo. Quando o homem apresentar estes sintomas é necessário a consulta médica para verificar os tipos de alterações hormonais que ocasionaram os distúrbios. Existe a possibilidade de reposição hormonal, contudo, médicos ressaltam algumas contraindicações, como por exemplo, pessoas que possuem sangue espesso ou insônia. Especialistas descartam a reposição para pacientes com câncer de próstata e alertam que a doença pode ser agravada após o acréscimo dos hormônios.
Um dos fatores que dificultam a saúde dos homens comparada com a das mulheres é a pouca quantidade de folhas e verduras que inserem na alimentação. Os homens possuem o hábito de alimentar-se de gorduras e grande quantidade de carnes e frituras, de acordo com a pesquisa realizada. Algo interessante a ser salientado é que apesar do consumo maior de gorduras, biologicamente o metabolismo do homem apresenta maior potencial na produção de colesterol bom, o que contribui contra doenças cardiovasculares.
É importante salientar que o comparecimento médico é relevante para homens e mulheres. Homens também devem aderir uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e preocupar-se com a saúde. Hoje não existe mais o tabu de que o sexo masculino é o provedor da família e não tem tempo de ir ao médico. As horas de jornada de trabalho e tarefas diárias estão a cada dia mais semelhantes. Independente dos tabus ou medos, cuidar da saúde é uma atitude inteligente, afinal, viver mais e melhor é o desejo de qualquer pessoa, o que independe do sexo.