Pratos congelados são opções na falta de tempo

2/6/2016        

 

Refrigeração industrial adotada pela Bendito Frio preserva a textura, sabor e vitaminas

 
A correria da rotina e as inúmeras atividades podem fazer com que abandonemos a alimentação saudável: motivos? Falta tempo para o preparo dos pratos. Para facilitar o dia a dia das pessoas que possuem pouquíssimo tempo para cozinhar os alimentos congelados são excelentes opções, ao contrário do que muitos pensam. 
 
Quando falamos de alimentos congelados saudáveis são aqueles que preservam em sua produção as condições naturais sem a adição de sódio e inúmeros conservantes que fazem parte da composição de diversas opções presentes nas prateleiras dos supermercados. 
 
Pesquisa realizada no Reino Unido pela (IFR Extra) avaliou o valor nutricional de alguns alimentos, como cenoura, couve flor e ervilha após o processo de colheita. Até o momento de chegar à mesa em temperatura ambiente esses alimentos podem perder de 10 a 25% dos nutrientes O congelamento em alguns casos, como o feijão verde, armazena os níveis de vitamina C.
 
Obviamente que a preferência seria o consumo dos alimentos frescos, mas os congelados quando aplicada a técnica industrial de refrigeração e sem adição de químicos perdem pouco ao se tratar das vitaminas. O sócio da rede de congelados Bendito Frio, Carlos Eduardo Lucato, diz que a ideia de seguir o método de congelamento dos alimentos tornou-se interessante depois da avaliação por meio de  pesquisas no ramo sobre a preservação dos nutrientes e a praticidade oferecida. 

“Você pode comprar hoje e consumir apenas daqui a meses, com a mesma qualidade e sabor. O mesmo não é possível  com os alimentos frescos, pois duram alguns dias e vão para o lixo se não consumidos rapidamente; ou são mantidos com conservantes artificiais que não são saudáveis.”, argumenta. 
 
Ao se tratar dos alimentos congelados é importante explicar que o método usado pela indústria é diferente do congelamento caseiro, pois preserva a textura e  por meio da temperatura ideal conserva os nutrientes e combate a proliferação de bactérias. “Não utilizamos conservantes. Adotamos o método de ultracongelamento rápido, para conservar melhor os nutrientes e depois mantemos os pratos armazenados a -20°C”, acrescenta o empresário. 
 
Portanto, ao congelar um alimento em casa por conta do processo ser mais demorado altera-se a estrutura celular dos pratos cozidos e modifica o sabor e a textura natural. O congelamento na indústria possui cristais de gelo que imediatamente ao manter contato preserva todas as estruturas, por conta disso, dificilmente a pessoa sentirá a diferença entre o alimento fresco e o congelado. 
 
Armazenar alimentos congelados tanto pode combater a proliferação de bactérias, como propiciar, portanto todo o cuidado é necessário durante o processo de produção. O sócio da Bendito Frio explica que os insumos são removidos e o alimento é colocado em embalagens plásticas devidamente higienizadas. 

“Depois que os alimentos passam pelo processo de cocção, utilizamos o processo de ultracongelamento rápido, para reduzir a atividade molecular e evitar a proliferação de bactérias nos pratos prontos”, reforça. 
 
Quando for consumir um prato pronto congelado a recomendação é que descongele o alimento naturalmente na geladeira por volta de 12 horas. De acordo com o empresário conservar o prato dessa forma traz vantagens quando for consumir e aquecê-lo no forno, pois não será necessário usar mais calor do que o ideal para garantir o sabor e a qualidade da textura.
 
Os pratos prontos da Bendito Frio são rigorosamente avaliados por nutricionistas, inclusive existem opções para pessoas que buscam alternativas fitness, como a linha dieta: 
 
 
-Cubos de frango ao molho curry com purê de batata doce (333 kcal);  
 
-Hambúrguer nutritivo com talharim de cenoura (249 kcal);
 
 -Linha High Protein - Pirarucu – peixe da Amazônia – com pupunha (262 kcal) / Peito de frango com vagem (270 kcal);

 
Elimine o mito sobre os pratos congelados e na falta de tempo não descuide da sua alimentação!


Referências:
 
http://www.maisequilibrio.com.br/saude/comida-congelada-5-1-4-480.html
 
 
Carlos Eduardo Lucato, Sócio da empresa Bendito Frio



comentários