Quem tem diabetes, quais são os alimentos mais saudáveis na quermesse?

6/7/2016        

 

 

Nutricionista aponta os cuidados essenciais e suco detóx para pessoas que possuem diabetes


Em tempos de festa junina e julina doces e pratos típicos, como paçoca, doce de amendoim, cocada, quentão e outros, aromatizam quermesses e deixam rastros. Quem possui diabetes pode sim aproveitar a comemoração, mas se fizer escolhas assertivas é ainda melhor, além de não exagerar nas guloseimas. 
 
A nutricionista, Vivian Talarico, ressalta a necessidade de associar no dia a dia a presença de determinados nutrientes importantes aos portadores de diabetes, como: frutas, batata doce, mandioca e alimentos ricos em fibras, com menor índice glicêmico. Você também pode se interessar por: Bata yacon: alimento responsável por combater a diabetes.
 
“As fibras são muito importantes. Além de deixar a pessoa satisfeita mais rapidamente, não causam aumento das taxas de glicose sanguínea. As vitaminas B1, C e D são essenciais, pois existem estudos que comprovam a deficiência dessas vitaminas”, ressalta. 
 
 
Para aproveitar as delícias juninas e julinas listamos alguns alimentos que podem ser consumidos pelos portadores de diabetes (com moderação) e que fazem bem, vamos lá:
 
Milho
 
O milho é um alimento bastante presente nas festas de São João, o grão possui quantidades saudáveis de fibras, auxilia no bom funcionamento intestinal, além de ser fonte de vitamina A e C. A opção mais saudável é a cozida.
 
Vinho pode? Sim!
 
O famoso vinho quente não precisa ficar de fora. O vinho auxilia na saúde cardiovascular, de acordo com inúmeras literaturas da área, porém o seu consumo deve ser moderado, pois possui álcool e a adição do açúcar. Opte pelo vinho seco, com menor quantidade de carboidrato e açúcar. 
 
Gengibre
 
Esse traz aquele aroma delicioso na comemoração e pode ser consumido, assim como adicionado nas receitas. O gengibre possui ação anti-inflamatória e auxilia no sistema digestivo. A raiz pode acompanhar no preparo de carnes, sopas e chás bastante consumidos no inverno. Em relação ao quentão, deve ser apreciado de forma moderada, por conta do álcool e açúcar.
 
Abóbora
 
Outro alimento que faz parte das festas neste período. A abóbora é rica em vitamina A, antioxidantes e betacaroteno. Para consumir a abóbora sem culpa evite receitas com leite de coco e leite condensado. 
 

Equilibre alimentação e exercícios

 
Além de cuidar da alimentação o portador de diabetes precisa mudar a rotina, quanto mais próximo de uma vida saudável, menores serão as chances de elevar a glicemia. A nutricionista alerta sobre a necessidade da prática regular de exercícios físicos:

“No caso dos diabéticos, o exercício físico possui efeitos diretos e indiretos, normalizando a glicose sanguínea, diminuindo a resistência à insulina e melhorando potencialmente a sensibilidade a ela”, salienta.


Exagerou nas guloseimas? Nutricionista indica receita de suco detox para o controle da diabetes:

 
-01 maçã inteira
 
-1/2 cenoura
 
-1/2 pepino
 
-200ml de agua
 
- 1 folha de couve
 
- hortelã a gosto
 
Bater tudo no liquidificador e servir em seguida.
 
Quanto ao consumo de frutas, a especialista alerta: “As frutas são ricas em carboidratos que são as moléculas que irão virar glicose. Pode sim e deve ser consumida, mas com moderação e evitando as que mais elevam os níveis de glicose como caqui, uva e manga”, acrescenta. Leia: Diabetes requer cuidado redobrado com a visão.
 
 
 
Participação da Nutricionista Vivian Talarico
Atua na clínica L&L Espaço Vida ao Corpo
 
 
Referência:
 
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/11464-sete-alimentos-de-festa-junina-e-julina-para-comer-sem-medo-da-balanca/5
 



comentários