Dermatologista explica a origem dos sintomas e indica as melhores soluções para desaparecer os sinais
Olhar no espelho e se deparar com as olheiras é um problema que afeta a autoestima de qualquer pessoa. Costumamos associar a olheira ao cansaço ou noites em que não dormimos o suficiente, mas em muitas pessoas os sinais permanecem independente se descasaram e tiveram uma boa noite de sono. Para esses casos, o que fazer? Há métodos de tratamento para deixar o corretivo de lado?
A dermatologista Dra. Tathiana Batavia explica que as olheiras devem ser avaliadas através de três fatores, o que inclui: ação de depósito na pele de melanina (pigmento que traz coloração para a pele), microcirculação do local, o que causa escurecimento da região que geralmente é fina (pálpebra) e faz tornar visível o aspecto, e a atrofia da gordura infrapapelbral.
“Conhecer a classificação das olheiras, ajuda na escolha do melhor tratamento. O primeiro passo para amenizar o problema é tentar sempre ter um sono de boa qualidade e criar o hábito de utilizar cremes específicos para a área dos olhos, prescritos pelo seu dermatologista”, recomenda.
De acordo com a dermatologista pacientes que possuem olheiras com hiperpigmentação pode combater o escurecimento da área com o auxílio de peelings clareadores: "O Peeling de ácido tioglicólico é um tratamento feito no consultório pelo dermatologista. Ele é capaz de neutralizar o escurecimento gerado pelo ferro e reduz as olheiras em até 90%", indica.
Há distintos tipos de olheira, explica a especialista, para os casos de olheira “funda” a médica justifica que o sintoma é decorrente da acentuação do sulco lacrimal:
“Clinicamente é possível ver na região mediana da face, próxima ao punctum lacrimal, uma depressão linear que desce até a órbita ocular. Este pequeno degrau, faz com que a luz não se dissipe, ela converge e deixa a região com uma sombra que denota o aspecto de escurecimento da região”, conclui.
A dermatologista recomenda para esse caso o tratamento para elevar a região: “A técnica utilizada é o Preenchimento com Ácido Hialurônico, que age preenchendo a área abaixo dos olhos que não tem volume. É um procedimento simples, rápido e praticamente indolor, que dura um ano, em média”, indica.
Após a aplicação do método a melhora na aparência da olheira é imediata, “A luz não converge mais, dissipa-se e a pele aparenta um aspecto mais claro”, completa.
Bolsas ao redor dos olhos como eliminar de vez?
Outro incômodo para muitas mulheres são as bolsas localizadas na região dos olhos que nem sempre é possível amenizar com a maquiagem, envelhece a aparência e afeta bastante a autoestima. A dermatologista comenta que essa é uma queixa bastante presente no consultório e que as pacientes reclamam da aparência de cansaço. Dra. Tathiana explica que as causas são decorrentes do acúmulo de gordura na região ou mesmo retenção de líquido que pode provocar o edema.
“É necessário fazer uma investigação de possíveis causas orgânicas de retenção de líquido (renal, cardiológica, alteração de níveis proteicos) para que o tratamento adequado seja indicado. Caso seja por acúmulo de gordura/pele, encaminha-se ao cirurgião plástico ou dermatológico, para avaliar a blefaroplastia”, recomenda.
A especialista sugere compressas geladas de chá de camomila para amenizar o inchaço na região das pálpebras, pois possui propriedades calmantes e auxilia na função vascular. A dieta deve incluir hidratação intensa para combater a retenção de líquidos e o consumo moderado de sal. “Aplicar cremes específicos para a região, indicados pelo seu dermatologista, sempre em movimentos circulares (e não em “batidinhas”) e procedimentos como a drenagem facial, para ativar a circulação linfática”, prescreve.
Para combater a aparência incômoda das olheiras o método mais eficiente é o tratamento com o dermatologista. Ao identificar que as suas olheiras não amenizam após uma noite de sono tranquila e hábitos saudáveis não descarte a orientação do especialista e procure auxílio para o melhor diagnóstico e tratamento para o seu caso. Leia também: Truques caseiros para eliminar as olheiras.
Tathiana Batavia, médica Dermatologista
Atua na Clínica Estética Onodera-Niterói