Nódulo de gordura pode causar dor e incômodo estético
O lipoma é um tumor indolor formado pelo acúmulo de células gordurosas (adipócitos). Adultos entre os 40 e 60 anos podem apresentar a implicação na pele. Em casos de incômodo estético o lipoma pode ser removido por meio da cirurgia. A dermatologista, Dra Karina Nunes, explica que os lipomas começam pequenos e crescem lentamente podendo chegar a uma grande dimensão. “Quando há lesões múltiplas e, algumas vezes, dolorosas, denomina-se lipomatose, que é uma síndrome familiar adquirida”, completa.
Os lipomas são tumores pequenos, mas podem variar o tamanho. Não apresentam sintomas a princípio, mas com o tempo podem tornar-se dolorosos. A dermatologista ressalta que o diagnóstico é realizado pelo especialista por meio da apalpação e inspeção. “Os lipomas são tumores de consistência mole, fazem relevo sob a pele, são móveis e palpáveis”, explica.
Outros nódulos na pele também são comumente confundidos com os lipomas, aponta a médica, como exemplo os cistos sebáceos. De acordo
com a dermatologista ambos são nódulos, mas se tratando dos cistos, geralmente possuem secreção de sebo com odor característico. “Já as lesões malignas, como sarcomas e metástases cutâneas podem apresentam coloração diferente, sangramento, irregular e dor”, diferencia. Leia também: FoliculiteXAcne, qual a diferença?
As regiões mais comuns para nascer o lipoma, são: ombros, pescoço, abdômen, braços, coxas e costas. São suaves ao toque e podem mover-se facilmente quando apalpados com o dedo.
Tratamento
A única forma de tratar o lipoma é por meio da remoção cirúrgica em consultório e lipoaspiração da lesão. “Por vezes, o lipoma se localiza por baixo da fáscia muscular, dentro ou abaixo do músculo, o que dificulta a remoção do tumor pela técnica tradicional e impede também a lipoaspiração”, adverte a dermatologista. A médica salienta que é difícil casos em que após a remoção do lipoma ressurge um novo nódulo. “Entretanto se alguém que tiver uma célula de gordura que não foi removida por completo existe possibilidade de recidiva do lipoma”, alerta.
Ao notar qualquer tipo de nódulo na pele procure o auxílio de um médico dermatologista. A maioria dos tumores são benignos, mas ao apresentar incômodo, dor ou constrangimento existem tratamentos para solucionar o incômodo. Veja também: Alimentos que ajudam na prevenção e tratamento do câncer.
Dra. Karina Nunes, dermatologista