
A nutricionista Patrícia Bertoni diz que um dos principais erros cometidos entre os iniciantes da prática de atividade física é aumentar a quantidade de calorias consumidas justificando os exercícios ou mudança da composição corporal. “É necessário o auxílio de um nutricionista para distribuir os nutrientes de acordo com o exercício para que ocorra a perda de peso”, recomenda.
De acordo com a especialista em nutrição reduzir as calorias por conta própria pode causar fadiga, implicar em baixo rendimento durante o exercício físico e atrapalhar na perda de peso. Dra. Patrícia salienta que o peso não pode ser avaliado isoladamente quando falamos de emagrecimento, pois há casos em que perde-se a massa gorda e há o ganho de massa magra. “Para avaliar essas transformações do corpo existem avaliações de composição corporal que são imprescindíveis para uma correta análise dos resultados”, indica.
Você está dormindo o suficiente?Pesquisa publicada no jornal científico Annals of Internal Medicine conclui que dormir o suficiente para saúde do organismo contribui para melhores resultados no emagrecimento. O estudo avaliou 10 homens e mulheres acima do peso durante duas semanas. O grupo obteve a mesma dieta. Os participantes foram divididos em grupos que dormiram 8,5 horas por noite e 5,5 horas. Os participantes que dormiram mais conseguiram perder gordura ao comparar com os demais que dormiram menos e eliminaram a massa magra.
Durante o estudo os pesquisadores descobriram que entre os indivíduos que dormiram menos houve mais queixas de fome ao decorrer do dia, mesmo consumindo a mesma quantidade de calorias do outro grupo. Esses resultados se dão, pois a perda de sono pode interferir na produção dos hormônios leptina e grelina responsáveis pela fome. Os participantes que dormiram 5,5 tiveram os níveis de grelina mais altos e foi estimulado o apetite. Para saber mais, leia: A relação da insônia com a obesidade.
A nutricionista alerta sobre a importância de evitar os picos glicêmicos. Investir nos nutrientes corretos contribui no combate a “abstinência” por doces: “As fibras e as gorduras boas são ótimos aliados! Acrescentar na dieta receitas com chia, granola, frutas secas, castanhas, abacate, coco são boas opções. A digestão se torna mais lenta e evita picos glicêmicos”, recomenda. Veja aqui: Alimentos que podem sabotar sua dieta.
Confira receitas doces e saudáveis:

1 colher de cacau em pó
Açúcar de coco à gosto
Modo de preparo: misture todos os ingredientes, se preferir pode bater no liquidificador. O açúcar de coco pode ser substituído pelo açúcar mascavo.
“Alimentos fontes de triptofano como a banana e de cálcio como o leite e derivados também devem ser associados na dieta”, sugere.

1 banana
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de chia
1 colher (chá) de mel
Modo de preparo: amasse a banana e junte todos os ingredientes. Asse no forno micro-ondas até obter a aparência caramelizada. Veja aqui: Os melhores alimentos para combater a TPM.
.jpg)
Patrícia Bertoni, nutricionista clínica
Atua na clínica Onodera-Niterói
Site: http://www.onodera.com.br/unidade/Niteroi