Treino funcional emagrece mesmo?

6/7/2016        

 

 

Educador físico argumenta que unir musculação e treino funcional pode gerar excelentes resultados

 
O treinamento funcional é uma modalidade que está ganhando inúmeros adeptos que desejam queimar calorias e sair do sedentarismo. Sem o auxílio dos tradicionais aparelhos de musculação o treino funcional é realizado somente com o peso do próprio corpo. A atividade já era praticada há mais de 50 anos nos Estados Unidos e na Europa. Em 1998 o professor Luciano D’Elia apresentou o treino funcional aos brasileiros, sendo o percursor da prática no país. A primeira modalidade chamava-se CORE 360º.
 
 
Diferente do treino tradicional de musculação, o treino funcional vai exigir ainda mais equilíbrio do praticante e concentração para executar os movimentos. O educador físico, Rodrigo Poli, comenta que a atividade está ganhando praticantes por fugir do tradicional ambiente da musculação e propiciar outras experiências também benéficas para saúde física e definição corporal. 
 
“O treino mistura diversas capacidades físicas em um único exercício, baseando-se nos movimentos do próprio corpo, como saltar, agachar, empurrar, dentre outros. Com isso, quem pratica tende a ganhar força, equilíbrio, resistência, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório, dentre outros benefícios”, acrescenta. 
 
De acordo com o orientador a modalidade atua no fortalecimento do Core, mais especificamente na região do abdômen, lombar, pelve e quadril. “Também por ser uma atividade mais focada em nossos movimentos do cotidiano, ou algum esporte específico, ela tem o objetivo produzir movimentos eficientes, trabalhando o corpo de forma global”, completa. Leia: O poder os exercícios aeróbicos.
 
O treino funcional é uma atividade bastante aplicada para preparar atletas para execução de práticas esportivas, como tênis e corrida. A modalidade contribui na prevenção de lesões, melhora a flexibilidade e pode trabalhar extremidades, como braços e pernas. 
 
 
Treino funcional ou musculação?
 
Essa é uma dúvida de muitas pessoas que desejam perder peso. Qual é a melhor opção? Para realizar a escolha é preciso identificar o objetivo, se é perder peso ou ganhar massa magra. O educador físico ressalta que o treino funcional possui como vantagem oferecer uma atividade mais dinâmica em seus movimentos, além de poder ser realizada em inúmeros ambientes, como na beira da praia, parques e lugares mais tranquilos. “O treino funcional engloba diversos movimentos em sua prática, inclusive movimentos como correr e saltar, proporciona um gasto maior de caloria. Porém, a união das duas modalidades, pode se tornar uma opção satisfatória para o objetivo”, recomenda. 
 
Portanto, a melhor opção é se possível, unir as duas atividades na sua rotina de exercícios para impactar os resultados, recomenda o treinador. “Porém, para extrair ao máximo desses benefícios com segurança, orientação profissional é de suma importância”, adverte. 
 

Benefícios do treino funcional:

 
-Melhora a postura lombar;

-Melhora o desempenho para a prática de esportes entre atletas amadores e profissionais;

-Ajuda no controle do peso corporal;

-Ajuda em setores físicos, como: equilíbrio, força, coordenação motora e flexibilidade;

-Melhora a saúde cardiovascular e combate a obesidade;

-Atua na definição dos músculos e resistência.
 
Durante o treino funcional também são utilizados alguns acessórios, como bolas, cordas, elásticos,  e hastes para execução dos exercícios. O educador físico ressalta que o objetivo geral da prática é atuar com a força do próprio corpo.

 
“A junção de força e agilidade, a forma eficiente de trabalho utilizando de maneira uniforme à musculatura do corpo, promove o fortalecimento e a alta queima de calorias”, argumenta. Embora o treino funcional apresente inúmeros benefícios, para o ganho de massa magra a musculação não pode ser descartada, com alto potencial de hipertrofia. Treino funcional o musculação? Isso irá depender do seu objetivo!
 
 
 
Participação do Educador Físico Rodrigo Poli
Atua no Centro de Qualidade de Vida (CQV)
 
 
Referências:
 
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/conheca-mais-sobre-o-treinamento-funcional
 



comentários